Bloco de Habitação MN 1
HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR EM MANGUALDE
Situado no centro histórico de Mangualde, em zona de protecção ao palácio dos Condes de Anadia, o edifício sobre o qual incide a intervenção apresenta um adiantado estado de degradação, necessitando de uma remodelação profunda e urgente. Trata-se de uma edificação com origens na transição entre os séculos XIX e XX, com três pisos (piso térreo, 1º andar e sótão), observando-se aqui um sistema construtivo tradicional em alvenaria de granito e pavimentos suportados por estruturas em madeira.
A proposta de intervenção teve como objectivo reactivar um edifício devoluto, num contexto urbano que muito beneficiará com a criação de habitação renovada e qualificada. Preservando-se, na medida do possível, as fachadas confinantes com o arruamento pelo seu valor estético e histórico, a fachada voltada sobre o logradouro é demolida, uma vez que esta resulta de sucessivas intervenções sem qualquer valor estético e arquitectónico. Ainda que seja mantida a área de implantação ao nível do piso térreo, os pisos superiores são ampliados através de um corpo balançado sobre o logradouro.
Mantendo a cércea ao nível da cumeeira existente, a solução prevê a substituição do sótão actual com um segundo piso revestido em zinco, de fachadas inclinadas e recuadas, mantendo um carácter discreto em relação à linguagem arquitectónica da fachada existente. Sobre o logradouro, a poente, a intervenção apresenta uma leitura mais expressiva, fruto também dos terraços e varandas que a própria organização dos fogos sugere. A solução pretende responder a uma necessidade funcional com uma linguagem formal adequada, numa articulação equilibrada entre volumes brancos e outros revestidos a deck cerâmico em que os elementos naturais dos terraços se prolongam e abraçam a vegetação envolvente.
Local
- Mangualde
Área do lote
- 554.00m²
Área de implantação
- 235.00m²
Número total de pisos
- 3
Fogos
- 8
Área total de construção
- 1014.65m²